Pedreira
Open Call Residência Artística No Entulho 03

 

Candidaturas: até 20 de Junho
Apoio à selecção de artista: Odete
Anúncio de Vencedor: 15 de Julho
Período de Residência: Outubro-Novembro 2021



As plataformas artísticas Pedreira e Artworks abrem candidaturas para a terceira edição das residências artísticas No Entulho. Esta edição é direcionada para artistas emergentes de género trans, fluído ou não-binário e convida a exploração de novas possibilidades artísticas nas instalações da Artworks.

Os critérios de elegibilidade vão ao encontro do trabalho da nossa plataforma que tem como intenção a representatividade de distintos perímetros artísticos, focando-se na estimulação de redes e envolvimentos em futuros grupos de trabalho experimentais.
Neste sentido, a Pedreira convida Odete, artista transdisciplinar que abraçou a plataforma desde início, como apoio no processo de seleção.

A Open Call é destinada a artistas individuais que se encontram numa fase emergente/ intermédia de carreira e que trabalham em qualquer área artística ou cruzamentos disciplinares. No entanto, privilegiam-se artistas que atuam nas áreas das artes visuais e multimédia, instalação, performance ou arte sonora. 

O programa está aberto a artistas de todos os campos disciplinares para  intervirem no entulho da fábrica, segundo estratégias definidas por si e no sentido do desenvolvimento da sua prática artística.



Convidamos artistas a pensar, intervir, criar ou modificar os materiais e dinâmicas nas instalações na ArtWorks. Aproximando o processo de criação das dinâmicas operacionais e recursos inerentes ao dia-a-dia da organização.

Pretendemos criar momentos de residências artísticas experimentais  guiados pelos estímulos das pessoas e dos lugares, potenciando projetos, investigações fantasiosas e outras competências técnicas variadas. Artistas podem conduzir o processo de experimentação de forma livre e guiada pelos seus interesses.  



São proporcionadas condições de atelier únicas, conjugando dois tempos de produção
– o artístico e o fabril – e a vivência de um lugar que se caracteriza pela sua ruralidade e distintas indústrias. Além das condições de produção e acesso ao entulho, a ArtWorks disponibiliza a cada residente o contacto com 1 artista (ainda por seleccionar) que irá acompanhar a residência no sentido de criar elementos complementares à comunicação do projecto, a partir de uma perspectiva mais próxima.

Condições de acolhimento e de produção na Residência Artística No Entulho:
    * Área de trabalho nas instalações da ArtWorks
    * Kit de equipamento de trabalho (botas, luvas, óculos, roupa detrabalho)
    * Acesso a ferramentas de trabalho nas instalações da ArtWorks
    * Apoio técnico especializado
    * Coordenação de projeco
    * Registo audiovisual do processo da residência
    * Fee de 1000€
    * Transporte desde o local da residência ao local de alojamento
    * Alojamento na Póvoa de Varzim
    * Alimentação na Artworks (pequeno-almoço, almoço e lanche)
    * Transporte entre o alojamento na Póvoa de Varzim e a ArtWorks
    * Transporte nas visitas às entidades parceiras



O programa da residência encontra-se disponível em www.noentulho.pt e deve ser consultado antes da submissão da candidatura.

Quaisquer questões podem ser endereçadas para a pedreira.artresidencies@gmail.com.